Darci de Matos e Fernando Krelling mantiveram a dianteira, mas a subida de Adriano Silva deixou mais equilibrada a reta final das eleições em Joinville. O candidato do Novo passou de 6,6% para 13,1% no levantamento do Paraná Pesquisas, na única variação entre os 15 concorrentes fora da margem de erro, na comparação com pesquisa anterior, de outubro. As pesquisas foram contratadas pela NSC Comunicação.

Continua depois da publicidade

​> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020​

> Quer notícias de Joinville e região por WhatsApp? Entre no grupo do AN

Com o resultado, Adriano assumiu a terceira colocação e entrou em situação de empate técnico com Fernando, o segundo colocado, citado por 16,5% dos entrevistados — a margem de erro é de quatro pontos percentuais. Darci está na frente, com 23,8%, mas agora em situação de empate técnico com Fernando, ainda que mais perto do teto do intervalo de erro.

Pesquisa em Joinville: Krelling empata com Darci de Matos

Continua depois da publicidade

> Eleições 2020: A Notícia entrevista os 15 candidatos à prefeitura de Joinville

A disputa pelas vagas no segundo turno tem mais situações de equilíbrio porque mesmo com o avanço, Adriano ainda não distanciou ao ponto de escapar do empate técnico ao quarto colocado, Dalmo Claro, ainda que a diferença esteja muito próxima da margem de erro.

Um dos fatores favoráveis a Adriano e que pode ter contribuído no melhor desempenho na intenção de voto é a rejeição em índice bem inferior aos conferidos aos seus principais adversários. A comparação entre as duas pesquisas mostra que os dois candidatos na dianteira também lideram na rejeição. Darci subiu de 28,7% para 37,4% no quesito e Fernando passou de 18,4% para 23,4%.

Adriano disputa uma eleição pela primeira vez, enquanto Darci e Fernando são deputados. O melhor desempenho de um candidato do Novo também se repetiu na segunda rodada de pesquisas em Blumenau, com a ascensão de Odair Tramontin.

Leia mais sobre pesquisas:

Eleições 2020: confira as pesquisas em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville

Continua depois da publicidade

Joinville: Krelling empata com Darci e cenário do segundo turno continua indefinido

Blumenau: Hildebrandt mantém vantagem com cenário de 2º turno indefinido

Criciúma: Clésio Salvaro sustenta favoritismo na disputa pela prefeitura

Chapecó: João Rodrigues mantém vantagem na disputa pela prefeitura

Florianópolis: pesquisa aponta vitória de Gean no primeiro turno