Apresentada na primeira audiência pública sobre a revisão do Plano Viário de Joinville, realizada de forma virtual nesta quinta-feira, a mais nova pesquisa de origem e destino trouxe dados sobre a utilização dos veículos de aplicativos: pelas informações coletadas em novembro do ano passado e março deste ano, 6% das viagens realizadas na cidade são por meio dos condutores (independentemente da presença de passageiros) da modalidade de transporte, incluindo o transporte de passageiros ou de mercadorias. A pesquisa sobre mobilidade foi feita pelo consórcio contratado pela prefeitura de Joinville para fazer a revisão do Plano Viário, um conjunto de diretrizes em vigor desde 1973 e com execução parcial.

Continua depois da publicidade

> Nova pesquisa: o que mudou na mobilidade em Joinville em dez anos

> Em quais bairros a bicicleta é mais utilizada em Joinville

> Ponte Joinville tem licença ambiental emitida e próximo prefeito poderá abrir licitação

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

O uso do sistema de transporte de passageiros por aplicativos é medido por meio do padrão de deslocamento dos veículos. A modalidade de viagens chegou a Joinville no final de 2016, com expansão acentuada a partir do ano seguinte. O percentual é semelhante ao apontado por pesquisas em outras cidades, conforme a Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville. 

O transporte individual (carros, motos, aplicativos etc,) tem uma fatia de 54% nos deslocamentos em Joinville, conforme o levantamento. O transporte coletivo responde por 15% e as demais viagens são feitas de bicicleta ou a pé (veja quadro abaixo). Mais pesquisas sobre mobilidade foram realizadas para a revisão do Plano Viário. 

Como são os deslocamentos em Joinville

Transporte individual 54%

Carro 37%

Moto 10%

Motoristas de aplicativos 6%

Táxi e apps (passageiros) 1%

A pé 19%

Ônibus 15%

Bicicleta 12%