Praticamente ignorado na campanha eleitoral, o Plano de Mobilidade de Joinville vai completar uma década, em seis meses, ainda distante do alcance das metas propostas em 2015 e sem nem ao menos servir como referência para as iniciativas em mobilidade. Os temas do plano estão sendo tratados pelos candidatos a prefeito (um exemplo é o transporte coletivo, com foco na licitação), mas sem avançar tanto na conexão entre as questões, como se propôs no plano. Ainda que o horizonte do Plano de Mobilidade se estenda por mais décadas, o atendimento dos objetivos está distante – ou seja, o destino se assemelha ao Plano Viário de 1973, outro instrumento de planejamento que pouco saiu do papel.
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No transporte coletivo, o Plano de Mobilidade tem metas como elevar os então 25% de uso do transporte coletivo para 40% nos deslocamentos até 2030; e ampliar os corredores de ônibus de 14 km (em 2015) para 80 km (2030). O ônibus teve queda na utilização desde então, ficando com fatia de 15%, conforme pesquisa de 2020. Houve avanço nas vias exclusivas para o transporte coletivo, com chance de chegar a 40 km nos próximos meses, mas a meta continua um desafio. O estudo de outros modais, como VLT, trem urbano etc. não chegou a ser iniciado.
O plano recomenda planejamento sobre as possibilidades de adoção do transporte ferroviário de passageiros e a retomada do transporte hidroviário. Houve consulta sobre o uso da ferrovia para transporte de pessoas e há planos para instalação de cais flutuantes, um deles licitado. Mas as indicações do documento nos quesitos ainda estão distantes. Uma diretriz que causou surpresa em 2015, a instituição do subsídio na passagem do ônibus, foi adotada em Joinville, mas por imposição judicial para evitar déficit no sistema.
Plano para ciclovias
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A estrutura viária, em relação às obras de maior porte, não era o escopo do Plano de Mobilidade, mas a conclusão do Eixo Ecológico Leste, o novo nome do antigo contorno Beira-mangue, é um dos objetivos. A Ponte Joinville, em obras, é uma das ligações previstas no eixo, mas a conclusão de um traçado entre a zona Sul e o aeroporto pela região Leste continua distante. Para o incentivar o uso da bicicleta, o Plano de Mobilidade apontou meta de 730 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas até 2025. Desde 2015, Joinville quase dobrou a rede cicloviária, passando de 270 km. Ainda assim, como ocorreu em determinados tópicos do plano, não alcançou a meta.
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