Perto de completar dez anos e ainda distantes da conclusão, as obras de duplicação da BR-280 em Santa Catarina tiveram de passar por uma série de reajustes por causa dos atrasos ao longo dos anos. A demora foi motivada por escassez de recursos orçamentários. Com as atualizações periódicas desde 2014, o custo para ampliar os 75 quilômetros entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul passou de R$ 975 milhões para R$ 1,62 bilhão. Como os trabalhos ainda vão continuar pelos próximos anos (até 2026, ao menos), os contratos vão passar por novos reajustes.
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As obras foram contratadas entre 2013 e 2014, com autorização do início dos trabalhos em 2014 – para o lote 1, entre São Francisco do Sul e Araquari, a liberação só foi concedida em 2018. A ampliação periódica dos valores está prevista nos contratos dos três lotes, assim como ocorre em outras obras. Os reajustes contratuais, baseados em índices de inflação, ficaram com a maior fatia da elevação dos custos, com mais de R$ 500 milhões. Há ainda os aditivos, motivados por revisão dos projetos, com uma parcela menor no aumento dos valores, de R$ 86 milhões.
Até agora, a duplicação teve a medição (comprovação de realização das obras) de R$ 808 milhões, com a maior parte já paga. Mas há mais de R$ 800 milhões a serem empenhados (autorização de gastos). As quantias citadas são referentes às obras de duplicação – há ainda as despesas com as desapropriações, supervisão, gestão ambiental, entre outras. Não há previsão de quando as obras serão concluídas. As últimas prorrogações contratuais têm prazo entre 2025 e 2026.
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