A Secretaria de Saúde de Joinville começou nesta quarta-feira a aplicação de nova modalidade de teste para a detecção da Covid-19, o antígeno. Foram compradas 29 mil unidades. O exame é realizado em pessoas sintomáticas (com sintomas do coronavírus) e o resultado sai em até uma hora. O teste mais comum em pacientes com sintomas, o PCR, levava mais tempo para ter o diagnóstico conhecido.

Continua depois da publicidade

> À espera do Estado, Joinville não muda, ainda, o decreto de restrições

> Suspensão de cirurgias eletivas está entre novas medidas para combate ao coronavírus em Joinville​​

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Com o resultado mais rápido pelo antígeno, a estratégia de saúde, como isolamento e tratamento (se confirmado o vírus) também pode começar imediatamente. Quem passa pelo PCR também precisa iniciar o isolamento enquanto aguarda o resultado. O novo tipo de teste foi anunciado pela prefeitura de Joinville na terça-feira, durante apresentação sobre ações para enfrentar o agravamento da pandemia.

Continua depois da publicidade

Até o final de fevereiro, Joinville vai alcançar a marca de 200 mil testes para coronavírus aplicados desde o início da pandemia. No boletim de terça-feira, eram 197,2 mil exames realizados, entre testes rápidos e PCR. Só neste ano, são 44 mil testes. Joinville teve 57 mil casos de coronavírus desde março do ano passado.

> Secretaria de Saúde de Joinville apura se houve mudança no “perfil” das internações por Covid-19

> SC terá novas restrições e reforço policial para conter avanço do coronavírus