O decreto de permissão para as motos transitarem nos corredores de ônibus foi a primeira vez, em mais de uma década, que a prefeitura de Joinville fez uma “concessão” nas vias. Desde 2008, quando foi editado o decreto transformando as vias em exclusivas para o transporte coletivo (há permissão também para táxis e veículos de atendimento de emergência) houve várias investidas para tentar permitir outros veículos nos corredores. Inclusive teve projeto para autorizar motocicletas.

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Mas houve também proposta para liberar as vias para veículos de transporte de valores, vans escolares, carros de aplicativos etc. Teve até projeto, em 2018, para liberar os corredores para veículos oficiais da prefeitura e da Câmara, o que traria economia em gastos com combustível, segundo a justificativa. Ao longo dos anos, nenhuma dessas propostas chegou a ser aprovada.

Mais recentemente, já durante a pandemia, apareceram sugestões para permitir veículos do Centro de Bem Estar Animal e também bicicletas (só durante o período de suspensão dos ônibus) utilizarem as vias exclusivas do transporte coletivo.

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A prefeitura também resistiu a permitir outros veículos além dos ônibus nos corredores. Agora, cedeu no caso das motos com a alegação de reduzir o número de acidentes – mas essa liberação é temporária e vale apenas para o período no qual o transporte coletivo estiver suspenso (em princípio, até o dia 2 de agosto). Joinville tem hoje 25 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, com concentração das vias na área central.

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