Três candidatos com base eleitoral em Joinville se elegeram para a Assembleia Legislativa, com tamanho da bancada se repetindo pela sexta vez. Sargento Lima (PL) e Fernando Krelling (MDB) conseguiram a reeleição e Matheus Cadorin (Novo) conquistou o primeiro mandato. Na Câmara dos Deputados, a bancada de Joinville terá redução a partir de 2023, passando de três para um parlamentar. O único eleito foi Zé Trovão (PL), que vai para seu primeiro mandato.

Continua depois da publicidade

> Jorginho e Décio disputam segundo turno para governo de SC nas Eleições 2022

> Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2022

Dos atuais três deputados estaduais de Joinville, os dois que concorreram à reeleição, Krelling e Lima, conseguiram o segundo mandato – o terceiro parlamentar, Kennedy Nunes (PTB), buscou vaga no Senado, sem sucesso. Sargento Lima foi o candidato a deputado estadual mais votado de Joinville, com 38,6 mil votos na cidade (na soma do Estado, passou de 70 mil votos).

Depois da eleição de cinco candidatos com base eleitoral na cidade em 1998, Joinville não repetiu mais o resultado. Foram três eleitos em 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, desempenho que se repetiu em 2022. Joinville e municípios vizinhos têm em torno de 10% do eleitorado – o que seria equivalente a quatro vagas na Assembleia.

Continua depois da publicidade