Assim como a retomada das obras do contorno ferroviário, a autorização para o transporte de passageiros pela linha férrea em Joinville vai depender do que for definido na antecipação da concessão da Malha Sul. Seja por meio de proposta da própria concessionária ou mesmo pelo Ministério da Infraestrutura, eventuais mudanças no transporte ferroviário só serão previstas em novo contrato, ainda sem data para ser assinado – o plano é concluir o processo até o o final de 2022, com o início dos investimentos, portanto, a partir de 2023, na mais otimista das hipóteses.

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A prefeitura pediu ao governo federal a volta do transporte de passageiros, a liberação das faixas de domínio para instalação de vias para ciclistas e pedestres e a passagem dos trens na área urbana em horários programados, entre outras solicitações. Os contatos foram feitos com o Ministério da Infraestrutura em julho, com ofício entregue pelo prefeito Adriano Silva ao ministro Tarcísio de Freitas. As solicitações foram enviadas à ANTT.

Os pedidos de Joinville, assim como da volta das obras contorno (as obras estão paradas desde 2011), precisam ser discutidos na antecipação da concessão, prevista para ser realizada até o final de 2022 – o prazo original da concessão é 2027. Neste momento, a concessionária está montando o plano de negócios para apresentar ao governo federal.

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