A instalação de câmeras de vigilância em pontos turísticos de Joinville, inclusive no Mirante do Boa Vista, está nos planos. Foram definidos 25 pontos. O pedido foi protocolado ontem pelo governo Udo no Ministério do Turismo. 

Continua depois da publicidade

Nova derrota

Depois da negativa na primeira instância, o Detrans de Joinville também não conseguiu liminar no Tribunal de Justiça na guerra com o governo do Estado por causa das multas de trânsito. Para o órgão municipal, a receita das infrações pagas por meio do uso do sistema estadual pertence a Joinville. Em torno de R$ 1,2 milhão em multas é quitado através do sistema do Estado. As liminares foram negadas porque não haveria urgência no caso. 

Impacto para usuários

Para o Detrans, as infrações deveriam ser pagas pelo registro nacional, do Denatran, usado pelo município de Joinville. O pedido na ação é que o sistema fique indisponível para as multas aplicadas pelo Detrans. O TJ viu riscos e negou a liminar. “Seria temerário conceder a urgência, que implicaria em uma mudança crítica no sistema de adimplemento das sanções de trânsito e assim afetaria milhares de usuários a nível municipal sem um plano consistente de transição entre um sistema e outro”. Agora, será julgado o mérito.

Só redes

O pessoal trabalhando na Jerônimo Coelho é de empresa contratada pela Águas de Joinville para fazer a realocação de redes em ruas mapeadas para a macrodrenagem do rio Mathias. Mas essa obra continua parada, à espera de acordo entre Secretaria de Infraestrutura e consórcio sobre aditivo. Só há atividade, em ritmo lento, na praça Dario Salles, onde não há necessidade de aditivo. 

Base do Samu

O prédio inicialmente previsto para a instalação do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e agora reservado para ser a sede do Samu, passou por manutenção ontem. A ação foi para tentar reduzir a ocupação do imóvel por moradores de rua. A Secretaria de Saúde de Joinville alega que o convênio de 2011 para a construção do Cerest não era suficiente para toda a obra, sendo encerrado e as obras paralisadas há anos. A licitação para a reforma deve ser lançada ainda neste semestre, com transferência do Samu, hoje em espaço alugado, no segundo semestre. 

Continua depois da publicidade

Contratação

Foi aberto ontem processo seletivo para contratação de temporários para o Hospital Regional Hans Dieter Schmdit e Maternidade Darcy Vargas. Há vagas para médicos, enfermeiros, entre outros.

Agenda

Gelson Merisio andou conversando com James Schroeder em Joinville, recentemente.