O pedido de tombamento da ferrovia entre São Francisco do Sul e Porto União como patrimônio histórico foi indeferido pelo Iphan. A solicitação sobre a linha férrea de 515 km de extensão havia sido feita em 2019 por cidadão, defensor de maior preservação da ferrovia – que continuaria sendo usada. O traçado é usado parcialmente pela concessionária da Malha Sul, com utilização para transporte de cargas.

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O parecer técnico sobre a solicitação citou que construções no entorno da ferrovia, como a estação de São Francisco do Sul, e conjuntos ferroviários, integrantes da lista de patrimônio cultural ferroviário. Há também as estações já tombadas pelo patrimônio histórico, como as de Joinville, Porto União e Rio Negrinho, por exemplo. Assim, há construções preservadas no entorno do ramal.

Em relação à ferrovia, a avaliação é de que a preservação é relacionada ao uso, o que seria inviável neste momento porque a maior parte da linha férrea não está sendo utilizada pela concessionária. Uma alternativa será a apresentação da proposta junto ao governo do Estado ou municípios. O parecer foi acompanhado pela direção do Iphan.

O pedido de tombamento da ferrovia que cruza o Norte de Santa Catarina seria uma forma de preservação, conforme a solicitação, além do reconhecimento como patrimônio cultural. O estado de conservação de determinados trechos foi citado como “deplorável”.

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