A fiscalização das patrulhas coronavírus vai entra em nova fase nesta semana em Joinville. Depois de um período de 30 dias de orientações sobre as medidas de prevenção ao coronavírus, as equipes mantidas pela prefeitura vão retornar aos locais vistoriados e, em caso de reincidência em irregularidades, poderão determinar a interdição do estabelecimento por até 48 horas. As interdições determinadas até agora em Joinville por causa do descumprimento de regras envolvendo a pandemia foram realizadas pelas polícias Civil e Militar.
Continua depois da publicidade
As 20 equipes de fiscalização, coordenadas pela Vigilância Sanitária com participação de fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, percorreram 3,2 mil estabelecimentos, conforme balanço divulgado na sexta. Cada equipe visita um bairro por dia. Neste primeiro momento, o trabalho foi de orientação sobre a prevenção, como uso de máscaras, distanciamento das pessoas, entre outras medidas.
Até agora, os principais problemas encontrados foram em relação à resistência à utilização da máscara – muitas pessoas colocam o equipamento ao acessar o estabelecimento, mas acabam tirando dentro do local – e ao distanciamento entre clientes dentro dos bares e restaurantes. Houve casos também de descumprimento das normas em parte das oficinas mecânicas.
O decreto da prefeitura de Joinville prevê orientação e depois interdição por 48 horas, caso o problema persista em uma segunda vistoria. Em caso de nova reincidência, a interdição pode ser determinada pelo período da pandemia, ou seja, por prazo indeterminado.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Continua depois da publicidade