A desfiliação do presidente da Câmara de Joinville, Diego Machado, deixou o PSDB sem representação no Legislativo – o vereador eleito em 2020 agradeceu pelo seu período no partido tucano e vai se filiar ao PSD nesta quinta-feira, dentro do período da janela partidária. Desde a fundação do partido, em 1988, os tucanos só não tiveram presença na Câmara municipal no início da legislatura de 1997 a 2000, mas logo ganhou vereadores. Até hoje, o partido se mantém com o maior número de filiados em Joinville.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O PSDB comandou Joinville entre 2002 e 2008, com Marco Tebaldi, a principal liderança para o crescimento do partido na cidade. Vice-prefeito eleito em 2000, Tebaldi assumiu a prefeitura em 2022, quando Luiz Henrique deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado. O tucano foi reeleito prefeito em 2004 no primeiro turno. Tebaldi, falecido em 2019, exerceria ainda dois mandatos de deputado federal na década passada.

O PSDB tentou voltar a prefeitura de Joinville em 2012 e 2016, com Marco Tebaldi, sem sucesso. Na eleição municipal passada, os tucanos apoiaram Darci de Matos (PSD), em disputa vencida por Adriano Silva (Novo) no segundo turno. Para a eleição de 2024, o PSDB de Joinville foca na eleição para vereador, conforme o novo presidente municipal, Carlos Caetano – que comandou a legenda em outros momentos e voltou à presidência no final do mês passado.

O partido forma federação no País com o Cidadania. Dessa forma, estarão juntos em Joinville. Ainda que tenha perdido representação na Câmara (Diego Machado vai para o PSD), o PSDB se mantém como o partido com maior número de filiados em Joinville, com 7,7 mil integrantes, em herança dos melhores momentos. O segundo colocado em Joinville, o MDB, tem 7,2 mil filiados.

Continua depois da publicidade

Obra de mais de R$ 500 milhões no Norte de SC terá audiência sobre licenciamento

Estudo de vizinhança prevê novo condomínio em Joinville; confira o local

Duplicação é “novidade” em sugestões de agenda da Fiesc para o Norte de SC

Qual o impacto de propostas de reajustes para servidores de Joinville

Após PL, PSD faz encontro regional em Joinville sobre eleições, com filiações

Desde início do contrato, radares mudaram em 30 pontos de Joinville; confira lista