Os dois equipamentos instalados nos acessos mais movimentados de Joinville vão fornecer dados para subsidiar iniciativas no trânsito, principalmente no planejamento do Detrans. A função será de coleta de dados. Os dispositivos implantados nas ruas Ottokar Doerffel e Quinze de Novembro não estão programados para multar, conforme apontam as placas colocadas junto aos aparelhos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Os dispositivos vão fazer a contagem de veículos, além de especificar o tipo (carro, moto, caminhão etc.) e os horários de maior movimentação. Os aparelhos, ainda que não tenham função de monitoramento de velocidade – os postes nem foram pintados com cor laranja, como determina lei municipal, fazem parte do contrato de fiscalização eletrônica, em vigor desde 2022.
A escolha da instalação na Ottokar Doerffel e na Quinze de Novembro foi pelo fato de os dois locais serem os acessos mais movimentados de Joinville, junto à BR-101. A Ottokar está em duplicação parcial, no trecho no entorno do Cemitério Público Municipal – não há previsão de quando será ampliado o segmento mais próximo da rodovia federal. A Quinze não tem nenhuma estimativa de duplicação.
Joinville tem mais de mil atendimentos por dia por causa da dengue
Continua depois da publicidade
Agenda de ampliação de acessos aos portos da Babitonga tem estimativa de R$ 1,3 bi
Águas de Joinville quer estudo sobre impactos de mudanças climáticas
Decisão sobre obras do Mathias fica para 2025; drenagem em Joinville iniciou há uma década
Com alta nos casos de dengue, Joinville vai ativar mais espaços para hidratação e observação
Proposta de expansão de 3,2 mil hectares em Joinville terá audiência pública