A construção da nova estação de tratamento de água de Joinville deverá iniciar no primeiro semestre de 2026. A licitação para a contratação das obras está na fase final e, assim que for assinado o contrato, começa a etapa da elaboração dos projetos básico e executivo, com duração de até 12 meses. Com a conclusão dos projetos, as obras são autorizadas. As informações foram prestadas à Câmara de Vereadores. O custo está estimado em R$ 123 milhões. A implantação da adutora da nova estação, já concluída, teve investimento de R$ 50 milhões.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Joinville conta com duas estações de tratamento de água. Em torno de 75% do abastecimento vem do rio Cubatão, com captação em Pirabeiraba em operação desde 1972 (a estação passou por ampliações). O restante é fornecido pela estação do Piraí, inaugurada em 1955 na Estrada dos Morros. A nova estação também vai ficar no rio Piraí, em área na zona rural, na estrada Fernão André Gomes, com acesso pela BR-101 (fica perto do Eixo de Acesso Sul).

Continua depois da publicidade

A futura estação vai tratar 750 litros de água por segundo, com capacidade para ampliação. A produção vai atender bairros da zona Sul e, eventualmente, Araquari. O edital para projetos e obras foi lançado no final do ano passado. Na sequência, houve prorrogações de prazo. As ofertas técnicas foram analisadas e agora será a vez das ofertas de preços. O futuro contrato terá duração de cinco anos.

Quais partidos lançaram mais candidatos a prefeito, vice e vereador em SC

Quais as cidades de SC com maior “disputa” pelas vagas de vereador

Por que caiu o número de candidatos a vereador em Joinville

Por que o número de candidatos a prefeito caiu no maior colégio eleitoral de SC

Preparação para construção de ponte de 200 metros em Joinville tem nova etapa

“Plano B” para duplicação de rodovia em SC foi esquecido

Qual a alta dos novos alugueis residenciais em Joinville em 2024