Após a elevação da população de rua em anos anteriores, a prefeitura de Joinville está apontando redução no número de moradores de rua nos últimos meses. O fenômeno, ainda sem estatísticas atualizadas, estaria ocorrendo por uma série de iniciativas, como aumento de vagas em casas de passagem e mais ações de abordagens para indicar opções de atendimento. A Secretaria de Assistência Social terá dados mais precisos quando for concluído o diagnóstico social sobre a população de rua. O trabalho, uma cobrança do Ministério Público em ação judicial, foi contratado e está perto de ser iniciado, com conclusão em 15 meses.
Continua depois da publicidade
> Lei de Joinville sobre linguagem neutra é inconstitucional, decide Justiça
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A percepção de diminuição da população em situação de rua é baseada na procura pelos atendimentos no Centro Pop e no consultório de rua, de uso pelos moradores de rua. A prefeitura alega uma lista de motivos. A oferta em casas de passagem passou de 25 vagas para 105, em período entre o ano passado até agora. Os locais permitem que as pessoas atendidas possam trabalhar ou procurar emprego sem precisar permanecer nas ruas. Um exemplo é a adesão aos programas de qualificação profissional.
Para a Secretaria de Assistência Social, a maior oferta de opções de atendimento, como regularização de documentação, possibilidade de retorno para casa em caso de vínculo familiar, canais de acesso a emprego, entre outras, estão contribuindo para a redução do número de pessoas em situação de rua.
Continua depois da publicidade
Além do diagnóstico social, a secretaria acredita que terá dados mais precisos sobre a população de rua a partir do momento de contratação de equipes para abordagens durante 24 horas da população em situação de rua – a contratação deve ocorrer nos próximos meses.
> Ex-prefeito de Joinville consegue anulação de votação da Câmara sobre contas
> Adriano Silva veta projeto contra passaporte da vacina em Joinville
> Obras em Joinville, no Boa Vista, têm novos prazos para ficarem prontas
> Joinville tem 20 postos de saúde com falta de médicos ou enfermeiros; veja quais
> Prefeitura de Joinville envia projetos para reduzir déficit bilionário com Ipreville
> Dois imóveis de instituto de previdência podem ser leiloados em Joinville em 2022