A estratégia da prefeitura de Joinville para tentar ampliar a procura pela vacina contra a Covid, principalmente pela dose de reforço, será a reabertura de mais locais de vacinação. A oferta de mais locais deverá iniciar a partir da segunda semana de março, após, portanto o Carnaval. Ainda não estão definidos quais os postos da rede municipal vão oferecer a vacina. O planejamento está em andamento pela Secretaria de Saúde de Joinville.
Continua depois da publicidade
> Adriano tem posição sobre uso de máscaras em escolas, mas alega que decisão não é dele
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A aplicação da dose de reforço é a principal demanda da vacinação contra a Covid hoje em Joinville. São 135 mil pessoas aptas a receber a dose que ainda não procuram a vacinação. O contingente está habilitado à dose de reforço porque já foi cumprido o intervalo de quatro meses em relação à segunda dose. Em Joinville, 124 mil pessoas receberam a dose de reforço.
As vacinas contra a Covid estiveram disponíveis em postos de saúde no ano passado, além das centrais de vacinação. Até havia o planejamento de oferta em toda a rede durante 2022, mas o plano não foi adiante por causa do aumento na demanda no atendimento provocada pela variante ômicron. Joinville pulou de uma média de 2 mil para 11 mil casos ativos no intervalo de três semanas. A redução iniciou em fevereiro e hoje são 3,4 mil casos ativos na cidade.
Continua depois da publicidade
A dose de reforço, assim como a primeira e segunda doses, está sendo aplicada no Centreventos Cau Hansen, sem necessidade de agendamento para as pessoas com 12 anos ou mais. A vacinação de crianças é por meio de agendamento. No período entre este sábado e terça, o Centreventos vai vacinar crianças também, sem necessidade de agendar.
> Procura em Joinville pela dose de reforço contra Covid ainda abaixo do esperado
> Quase 37 mil pessoas em Joinville estão com a segunda dose contra Covid em atraso