A Prefeitura de Joinville chegou a divulgar a pretensão de transplantar cinco palmeiras da JK (uma sexta árvore já estava morta), mas voltou atrás porque não haveria estrutura para fazer a remoção. Assim, as árvores foram cortadas no final de semana para permitir a passagem da galeria do rio Mathias.
Continua depois da publicidade
Depois das obras, novas palmeiras serão plantadas. Na praça da Bandeira, houve um desvio da galeria das palmeiras-imperiais, passando pelo espelho d’água: mas aquelas árvores são imunes ao corte, conforme decreto de 2005.
Retirada
Em ação do então Deinfra, a Justiça deu prazo para a retirada de cerca às margens da SC-418, em Pirabeiraba. O dono do imóvel alegou proteção de pedestres e da vegetação. Para esse tipo de intervenção na faixa de domínio, seria necessária a autorização do governo do Estado.
Um sambaqui
Antes do início das obras do terminal de cargas do Aeroporto de Joinville, será necessário o Iphan se manifestar sobre a presença de um sambaqui no entorno do terminal. Trata-se do Sambaqui Iririuguaçu, no rio do Ferro, ainda sem pesquisa. O parecer do instituto vai dizer o que deverá ser feito em relação ao sítio arqueológico.
Continua depois da publicidade