O Palácio das Orquídeas motivou polêmica na Câmara de Vereadores de Joinville nesta terça-feira, iniciada em reunião da comissão de Urbanismo e mantida durante a sessão. Após a Secretaria de Infraestrutura informar que parte dos recursos de empréstimo contratado pela prefeitura poderá ser usada na construção do parque, houve questionamentos de vereadores: a alegação foi de que o financiamento deve ser usado somente em pavimentação. Houve réplica governista.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Palácio das Orquídeas está previsto para área municipal em Pirabeiraba, com instalação de parque no entorno, incluindo terreno a ser desapropriado. Ainda em setembro de 2021, o governo do Estado anunciou o repasse de R$ 5 milhões para as obras. A prefeitura não utilizou os recursos porque os projetos estão em elaboração. Com a troca de governo no Estado, as transferências especiais, modalidade prevista para o parque, estão suspensas. Por isso, a prefeitura buscou outras fontes e pretende usar parte de empréstimo de R$ 200 milhões, contratado no ano passado junto ao Banco do Brasil.
O vereador Sidney Sabel (União) atacou a proposta, tanto em discursos na comissão quanto na sessão. Para o parlamentar, o empréstimo deve ser utilizado exclusivamente em pavimentação. Ainda na comissão, Os vereadores Wilian Tonezi (Patriota) e Adilson Girardi (MDB) reforçaram que os recursos do empréstimo são para pavimentação. Tonezi inclusive sugeriu que os recursos para o Palácio das Orquídeas venham por meio de emenda estadual, a ser apresentada por deputado do Novo.
O secretário de Infraestrutura, Jorge Correia de Sá, alegou que o financiamento não está sendo descaracterizado e grande parte será usada em pavimentação, mas que a prefeitura não pode perder os projetos em fase final devido à negativa de repasses do Estado. Na sessão, após novas críticas de Sabel, o vereador Neto Petters (Novo) apontou os financiamentos como fundamentais para obras públicas em Joinville. Neto se disse “surpreso” com os questionamentos sobre o Palácio das Orquídeas.
Continua depois da publicidade
Joinville tem “padrão” de ruas prioritárias para projetos de asfaltamento
Relatório aponta quantas pessoas em situação de rua estão cadastradas em Joinville
Estudo sobre modelo de gestão de hospital em Joinville ganha mais tempo
Ex-deputado federal vai assumir diretoria no BRDE
Em acordo com o MP, Joinville terá a instalação de mais conselhos tutelares
Para afastar risco em repasses, prefeitura de Joinville pede informações ao Estado