O anúncio de R$ 9 milhões para a construção de ponte ampliou ainda mais a lista de investimentos em obras viárias prevista para Joinville pelo governo do Estado. A garantia do repasse para a ligação entre as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira foi feita pela então governadora em exercício Daniela Reinehr em visita à Acij. Joinville tenta incluir mais demandas, como a ponte da Anêmonas, na zona Sul, e contar com a adesão do Estado a outros investimentos (veja lista abaixo). O pacote de obras é o principal desafio de Carlos Moisés na volta comando do governo do Estado.
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Neste momento, a única obra de infraestrutura estadual em andamento em Joinville é a duplicação das estradas de acesso ao Distrito Industrial pela BR-101. Além de facilitar o tráfego de cargas para as indústrias do entorno, a obra vai duplicado o caminho entre a rodovia federal e o aeroporto. Os trabalhos no segmento de quase 6km devem ser concluídos até o final do ano.
Há previsão de uma obra complementar nesse eixo, a construção de elevado sobre a Dona Francisca. O projeto, contratado pela Acij, está com o governo do Estado. No entanto, o edital da licitação não foi lançado. A duplicação de trecho da Dona Francisca na região industrial tem licitação para o projeto, ainda em andamento. Também está em fase de contratação do projeto da revitalização da SC-418 (Serra Dona Francisca) entre Joinville e Campo Alegre.
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Ainda ao Norte de Joinville, há os pedidos de aberturas do Eixo K (via dentro do Distrito Industrial) e da Almirante Jaceguay (acesso à BR-101), em demandas ainda em estudo pelo governo do Estado. A ponte da Aubé passou a fazer parte da lista (veja abaixo a situação de cada demanda).
A situação de cada obra
Duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgard Meister
As obras do acesso ao Distrito Industrial de Joinville pela BR-101 deslancharam no ano passado e em torno de 40% estão executados. A duplicação dos 5,7 km deve ser concluída até o final do ano ou início de 2022.
Elevado no Distrito Industrial
A obra entre as estradas Hans Dieter e Edgar Meister, sobre a Dona Francisca, está encaminhada, mas o edital de licitação previsto para o primeiro trimestre ainda não saiu, talvez pelas turbulências das trocas de governo. O projeto, contratado pela Acij, foi entregue ao Estado no ano passado.
Eixo K
A abertura da via projetada no Distrito Industrial também tem projeto entregue ao Estado, mas não conta ainda com previsão de lançamento de edital.
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Duplicação da Dona Francisca
A licitação para a contratação do projeto de duplicação do trecho de 5,8 k entre a rótula da Schulz até a BR-101está na fase final. Após a conclusão do projeto, em 2022, será a vez de buscar os recursos. Há uma cobrança em Joinville para ampliação do trecho a ser duplicado, com início na Döhler.
Recuperação da SC-418 (Serra Dona Francisca)
Também está em fase de licitação do projeto. Um dos trechos a ser revitalizado fica entre Joinville e Campo Alegre, uma insistente demanda da região. Mas não ainda previsão de fonte de recursos.
Abertura da Almirante Jaceguay
A conclusão da via entre a rua Blumenau e a BR-101 está em tratativas há décadas, houve reforço na cobrança a partir do ano passado, mas não há nenhuma sinalização de que poderá sair do papel a curto ou médio prazos.
Ponte da Aubé
Em anúncio até surpreendente da então governadora Daniela Reinehr na última segunda, a ligação entre as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira voltou à pauta com a promessa de repasse pelo Estado. Mas, como as demais pontes de Joinville, está “perto de sair”, mas sem data para licitação.
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Ponte da Anêmonas
Outra ponte que esteve na “iminência” de sair, conforme o governo anterior, mas que continua sem nenhuma previsão de obras. A atual administração defende a obra, quer recursos do Estado, mas a ligação entre os bairros Guanabara e Fátima ainda tem pendências, como o licenciamento ambiental.