Contratado em dezembro de 2014 pela prefeitura de Joinville, o empréstimo de R$ 100 milhões do PAC da Mobilidade está distante de ser concluído, sendo que parte das obras prevista não será mais realizada – a supressão ocorreu porque os recursos não são mais suficientes. O atraso no uso do financiamento por motivado por dificuldades do município em bancar as contrapartidas e demora na conclusão e aprovação dos projetos.

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Até agora, foram concluídas as obras nas ruas São Paulo e Blumenau. Em modelo comum nas intervenções do PAC, há recapeamento, instalação de trechos de concreto nos pontos de parada dos ônibus, melhorias nas calçadas e nova sinalização. Foram usados R$ 6,8 milhões nas duas obras. Também foram instalados bicicletários em terminais de ônibus.

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Há também R$ 22,7 milhões em execução (ruas Aubé, Albano Schmidt e Helmut Fallgatter. Portanto, são praticamente R$ 30 milhões utilizados ou em uso, com parte das obras se estendendo em 2021. As demais obras previstas ainda não foram licitadas porque estão em fase de projetos ou de análise da documentação. Na lista, estão as ruas João Colin, Getúlio Vargas, eixos da Urussanga, Procópio Gomes, Guanabara, trechos da São Paulo e Barra Velha, entre outras. A construção de duas pontes e de terminal de ônibus também estão previstas.

Pelo planejamento da atual administração, as obras podem ser executadas entre 2021 e 2022, mas há pendências a serem atendidas em parte delas, como revisão de projetos e aprovação pelo órgão financiador. Há também um conjunto de obras que não serão mais realizadas porque os recursos não são mais suficientes para bancar todo o pacote inicial. As intervenções na avenida Beira-rio e a construção de ponte são exemplos de obras suprimidas. Na lista abaixo, um resumo do andamento do PAC da Mobilidade

O que está pronto

Blumenau (toda a extensão)

São Paulo (binário com a Getúlio Vargas)

Bicicletários em terminais de ônibus

Em execução

Santa Catarina (3 quilômetros entre Getúlio e Sul)

Aubé

Albano Schmidt

Helmut Fallgatter

O que tem chance de iniciar em 2021

João Colin (toda a extensão)

São Paulo (trecho Sul)

Guarujá e Barra Velha (trechos)

Eixo Urussanga (Urussanga, com prolongamentos; Ricardo Stamm, Inácio Bastos, Cachoeira, Plácido Olímpio, Afonso Pena, entre outros trechos)

Ponte Aubé-Plácido Olímpio de Oliveira

Eixo Monsenhor Gercino-Florianópolis, com melhorias nas ruas

Eixo Procópio Gomes

Ponte Nacar

Eixo Guanabara, com obras na Guanabara e trechos de ruas vizinhas

O que pode iniciar em 2022

Getúlio Vargas

JK

Henrique Meyer

Terminal universitário de ônibus

O que não está mais no PAC da Mobilidade

Ponte Anêmonas

Beira Rio (Hermann Lepper, Albano Schulz e José Vieira)

Trechos das ruas Fátima, Agulhas Negras, Suburbana, entre outros

Muro de arrimo na Hermann Lepper, junto ao trecho da Princesa Isabel e Dona Francisca (trecho das figueiras)

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