O muro do rio Cachoeira está passando por uma operação de salvamento. Após a retirada de terminal de passageiros para reduzir o peso no solo, a estrutura está recebendo estacas e cabos de aço para reforçar a sustentação e evitar a queda para dentro do rio, como ocorreu em 2020 em ponto perto da sede da prefeitura. A operação no muro da rua Conde Cais D’Eu, perto do Moinho Joinville, vai continuar nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A Secretaria de Infraestrutura de Joinville começou a intervenção no local há quase um mês, após constatar que o muro estava cedendo. O terminal de passageiros, sem utilização há mais de uma década, trechos da calçada e árvores foram removidos como forma de reduzir o peso e a pressão no local. Ainda sendo avaliado o que motivou o impacto sobre o muro.

Nos últimos dias, estão sendo colocadas estacas do lado interno, além de cabos de aço. Um barco está sendo usado em momento de maré alta. Os reforços vão permanecer após a conclusão das obras. O interesse na preservação do muro é também histórico, afinal havia cais no entorno, desativado há décadas, após o assoreamento do rio Cachoeira. A área faz parte do plano para o futuro parque linear Porto Cachoeira, inclusive com previsão de instalação de cais flutuante.

Joinville tem proposta para ampliação do Parque da Cidade

Continua depois da publicidade

Novo elevado em Joinville vai levar mais tempo para ficar pronto

Um ano após retomada, pavimentação comunitária em Joinville tem 3 km prontos

Joinville busca sinal verde para empréstimo para parque e desassoreamento do Cachoeira

Joinville tem 82 km de vias atendidas pelos ônibus sem pavimentação

Estudos sobre PPP dos cemitérios de Joinville ficam prontos até setembro