A redução da lotação máxima para 40% da capacidade dos ônibus e permissão para utilização pelos idosos são as principais alterações previstas para a retomada do transporte coletivo de Joinville, a partir do dia 1º de setembro (terça-feira). O decreto será publicado ainda nesta terça pela prefeitura de Joinville.
Continua depois da publicidade
> Testagem para coronavírus em Joinville: secretaria tem plano para ampliar acesso
> Joinville quer parceria com empresas e universidades para ampliar testagem para coronavírus
Até o dia 20 de julho, quando o serviço foi suspenso, a lotação dos veículos estava limitada em 60%. A redução do índice é uma forma de reduzir a possibilidade de aglomeração. Os idosos vão ter permissão para utilizar os ônibus dentro das possibilidades previstas no decreto de isolamento domiciliar. Ou seja, se for para deslocamentos para trabalhar, comprar alimentos ou medicamentos ou receber atendimento médico (consultas e exames, por exemplo), o acesso estará liberado.
O acesso dos idosos aos ônibus estava vetado desde a volta do transporte coletivo, no início de junho. Até o final de setembro, o isolamento domiciliar das pessoas com mais de 60 anos de idade deverá ser flexibilizado.
Continua depois da publicidade