O futuro edital de licitação do transporte coletivo de Joinville, a ser lançado até fevereiro de 2024, vai determinar a instalação de cinco câmeras em cada um dos ônibus da futura concessão. As imagens terão de ser enviadas em tempo real para central. Neste momento, está aberta consulta pública para coleta de sugestões para a nova modelagem do sistema.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Uma das câmeras digitais ficará no posto do motorista e outras três espalhadas pelo veículo. O quinto aparelho ficará no setor dianteiro do ônibus, para verificação do movimento à frente. As imagens terão de ficar armazenadas por um período de até sete dias. Como estão previstos 318 veículos no novo modelo de transporte coletivo de Joinville, serão quase 1,6 mil câmeras nos ônibus, ainda que não esteja indicado se as vans e midiônibus também terão de contar com cinco aparelhos.

Há ainda o monitoramento pelo novo sistema de bilhetagem eletrônica, que terá biometria e câmera, entre outros dispositivos. A vigilância por câmeras vai se estender aos terminais, com equipamentos nas saídas e entradas dos espaços, além de aparelhos nas plataformas. Os investimentos em câmeras nos veículos e nos terminais terão ser bancados pelo futuro operador do transporte coletivo, a ser escolhido na licitação de 2024.

Festival de frutos do mar de Joinville tem data definida

Continua depois da publicidade

Estudo sobre licitação mostra tamanho da queda no uso do transporte coletivo em Joinville

Câmara de Joinville aprova título de cidadão honorário para Sergio Moro

Guarda Municipal de Joinville vai contar com canil; primeiro cão está em treinamento

Futuro modelo do transporte coletivo em Joinville não avança na integração regional

Ainda sem obras da Ponte Joinville, contrato de supervisão tem pausa

Quais cidades de SC têm mais infrações de trânsito em 2023