O mapa de Santa Catarina pode ficar maior. Equipe de técnicos do governo do Paraná constatou imprecisão nas delimitações dos mapas e apontou que uma área de 490 hectares considerada paranaense fica em território catarinense. A área se estende em linha reta ao longo de 28 quilômetros, entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná, e Garuva, Itapoá e Campo Alegre, em Santa Catarina (confira mapa abaixo). O levantamento será encaminhado ao IBGE, a quem cabe a homologação. O contato também será feito com a Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A checagem foi feita por técnicos da Diretoria de Gestão Territorial do Instituto Água e Terra (IAT), o órgão ambiental estadual do Paraná. O trabalho, iniciado após pedido de morador da região, constatou que os mapas não correspondiam aos marcos colocados há mais de um século. As balizas foram instaladas após a assinatura do acordo de 1916 que colocou fim à disputa judicial entre Santa Catarina e Paraná sobre os limites entre os dois Estados, as áreas “contestadas”, também palco da Guerra do Contestado (1912-1916).
O mapa elaborado pelo IAT após a verificação

Na área analisada, em regiões rurais, estão cinco marcos da delimitação, instalados pelo Exército entre 1918 e 1919, Com uso de aparelhos de GPS, a localização das balizas foi confrontada, em trabalho de campo, com a documentação do acervo da divisão de limites municipais do IAT. A modalidade de medição com o nível de precisão é inédita, conforme o engenheiro florestal Amauri Simão Pampuch, do instituto.
Confira imagens da região analisada na divisa entre SC e PR
Continua depois da publicidade
“A definição precisa da divisa irá proporcionar segurança jurídica aos gestores municipais na administração do território. Melhora também o planejamento e execução de atividades nas áreas ambiental, social e econômica”, afirmou o engenheiro, conforme o IAT. As mudanças no mapa devem ser aplicadas pelo Paraná a partir do ano que vem.
Nova modelagem no transporte coletivo em Joinville continua à espera da licitação
Mais uma vez, licitação para alargar praia em SC não tem contratação
Como Joinville está mudando relação com a Babitonga
Mais dois locais terão radares em Joinville
Representação sobre dívida com empresas de ônibus de Joinville é arquivada
O que será feito das ruínas de antiga construção de hotel de luxo em praia de SC
Prefeitos aprovam estudo “ampliado” sobre construção de ponte entre duas cidades de SC