*Por Hassan Farias
Chegou ao fim o impasse entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação para recapeamento de um pacote de ruas em Joinville. Pouco mais de um mês depois da assinatura da ordem de serviço, a Conpla iniciou as obras de um dos editais, que reúne sete ruas do bairro Vila Nova.
Continua depois da publicidade
As vias fazem parte das 213 ruas que receberão melhorias por meio do financiamento de R$ 61,1 milhões assinado pelo município com o Banco do Brasil. Essas ruas estão sendo divididas em pacotes e licitadas aos poucos pela prefeitura.
As obras começaram na quinta-feira e agora devem ter sequência ao longo das próximas semanas, passando pelas ruas das Purpuratas, Ewaldo Eichholz, João Miers, Márcio Luckow, Maria de Lurdes Bachtold, Sebastião Jonck e Waldemar Hesse. Todas elas estão no edital vencido pela Conpla. A empresa ainda venceu a licitação para outro pacote que inclui oito ruas no bairro Floresta. Por enquanto, as obras ainda não iniciaram na região Sul, mas a tendência é de que também saiam do papel em breve.
O impasse começou depois de a empresa dizer que não começaria as obras antes da Prefeitura garantir um reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Já o município afirmava que não havia nada que justificasse a demanda da empresa.
Continua depois da publicidade
A Conpla se manifestou sobre o atraso no início das obras de recapeamento e também sobre o tempo em que ficou parada com a operação tapa-buracos, no qual também detém três dos quatro contratos com a prefeitura. Segundo a empresa, ela vem pedindo ao município um reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos porque houve um aumento de 25% no preço do cimento asfáltico de petróleo. A Conpla afirma que a lei prevê o aumento no valor contratual em caso de aumento imprevisível de um insumo e que decidiu pedir o reequilíbrio contratual na Justiça. No entanto, garante que até sair uma decisão vai cumprir os contratos e, na medida do possível, o cronograma será restabelecido.
O trabalho de recapeamento começou pela rua Márcio Luckow, no Vila Nova. O novo asfalto será feito em um trecho de 643 metros, que vai da rua Ewaldo Eichholz até a rua Alberto Miers. O edital para requalificação asfáltica desta e outras seis ruas do bairro Vila Nova prevê investimento total de R$ 706 mil.
Chuva
pancada de chuva isolada no início da tarde de quinta causou alagamentos na região central de Joinville. A Defesa Civil informou que a pancada é bastante característica de verão e há convergência de maré alta, o que aumenta os riscos de alagamento. Não houve registro de estabelecimentos alagados, apenas as vias.
Até 2020
A ampliação da malha cicloviária em 107 quilômetros será realizada até junho de 2020 em Joinville. Na coluna de quinta-feira, informamos que o prazo era junho deste ano. No entanto, a prefeitura afirmou que se enganou com a data e passou a informação equivocadamente. Hoje, a cidade tem 171,2 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.
Continua depois da publicidade
Curtas
Correção – A prefeitura não voltou atrás ao decidir não reajustar a tarifa de esgoto em Joinville. A Agência Reguladora Intermunicipal de Sanea-mento (ARIS) é quem havia sugerido o aumento e cabia ao município acatar ou não. A prefeitura então decidiu manter o valor atual.
Mudança de horário – A Central de Atendimento do Serviço Funerário de Joinville vai ter um novo horário de funcionamento a partir de março. O horário das 7 às 19 horas será reduzido em duas horas, encerrando às 17 horas. O motivo é a baixa demanda e adequação à rotina dos prestadores de serviço.