Na lista de PPPs pretendidas pelo governo Jorginho Mello, o aprofundamento do canal da baía da Babitonga é a única concessão em estudo para a região Norte. As parcerias foram citadas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina como fonte de receitas. A lista tem projetos em andamento, como o complexo hospitalar de Florianópolis, sistema prisional de Blumenau, transporte aquaviário da Grande Florianópolis, entre outros.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A concessão do aprofundamento do canal da Babitonga é forma encontrada para buscar investidores privados para bancar a obra capaz de permitir maior movimentação de navios de cargos nos portos da Babitonga. O governo do Estado fez sondagem do mercado em 2020 para ouvir eventuais interessados em realizar o aprofundamento. O aprofundamento ampliaria o calado de 14 para 16 metros, permitindo embarcações de maior porte.

Os estudos incluem a retificação de uma curva no acesso. A estimativa é de retirada de 15 milhões de metros cúbicos de sedimentos. No final de 2021, foi assinado convênio entre o porto de São Francisco do Sul e a prefeitura de Itapoá para uso do material para a ampliação da faixa de areia da praia da cidade litorânea. A iniciativa será inédita.

Por enquanto, a obra conta com licença ambiental prévia, liberada pelo Ibama no ano passado, após pedido com tramitação iniciada em 2015. A obra tem estimativa de custar pelo menos R$ 231 milhões (dado de 2020). Em 2010, houve a dragagem do canal interno de acesso aos portos da Babitonga. O investimento foi de mais de R$ 100 milhões.

Continua depois da publicidade

Estudo para PPP mostra “distribuição” da iluminação pública em Joinville

Joinville tem planos para polo intermodal em área de expansão

Joinville confere alternativas para o desassoreamento do rio Cachoeira

Escolas municipais de Joinville poderão ter reforço em muros e cercas

Quais temas são tratados no protocolo de Joinville de prevenção à violência escolar

Joinville vai escolher quais cruzamentos vão receber faixas para motos