Obra com custo acima de meio bilhão de reais será tema de audiência pública na próxima terça-feira (26). Serão apresentados os estudos ambientais contratados pelo DNIT para Variante Araquari, o novo traçado do contorno ferroviário de Joinville na região do Itinga. O pedido de licenciamento está em andamento no IMA – o documento está disponível no site do instituto. Com orçamento estimado em R$ 514 milhões, não há cronograma de quando a obra, parada desde 2011, será retomada.

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A Variante Araquari tem 4,3 km de extensão, em um contorno com 17,4 km. O trecho remanescente está licenciado. A variante foi adotada porque houve avanço na urbanização na região do Itinga: a mudança no traçado é um novo contorno dentro do contorno, em estratégia para reduzir o custo com desapropriações. O estudo de impacto ambiental vai apresentar as medidas a serem tomadas durante a construção do ramal ferroviário.

O contorno ferroviário de Joinville, uma nova ferrovia para evitar a passagem de trens de cargas na área urbana, teve as obras iniciadas em 2009, com paralisação dois anos depois. O projeto executivo foi refeito e, com o passar dos anos, houve necessidade de mudar o traçado em Araquari. Dessa forma, é preciso um novo licenciamento ambiental para o segmento.

A ferrovia é usada para o transporte de cargas para o porto de São Francisco do Sul.  O outro contorno previsto para a região, em São Francisco, teve edital para a volta das obras lançado no final do ano passado. Mas a licitação foi suspensa para adequações.

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