Obra com custo acima de meio bilhão de reais será tema de audiência pública na próxima terça-feira (26). Serão apresentados os estudos ambientais contratados pelo DNIT para Variante Araquari, o novo traçado do contorno ferroviário de Joinville na região do Itinga. O pedido de licenciamento está em andamento no IMA – o documento está disponível no site do instituto. Com orçamento estimado em R$ 514 milhões, não há cronograma de quando a obra, parada desde 2011, será retomada.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A Variante Araquari tem 4,3 km de extensão, em um contorno com 17,4 km. O trecho remanescente está licenciado. A variante foi adotada porque houve avanço na urbanização na região do Itinga: a mudança no traçado é um novo contorno dentro do contorno, em estratégia para reduzir o custo com desapropriações. O estudo de impacto ambiental vai apresentar as medidas a serem tomadas durante a construção do ramal ferroviário.
O contorno ferroviário de Joinville, uma nova ferrovia para evitar a passagem de trens de cargas na área urbana, teve as obras iniciadas em 2009, com paralisação dois anos depois. O projeto executivo foi refeito e, com o passar dos anos, houve necessidade de mudar o traçado em Araquari. Dessa forma, é preciso um novo licenciamento ambiental para o segmento.
A ferrovia é usada para o transporte de cargas para o porto de São Francisco do Sul. O outro contorno previsto para a região, em São Francisco, teve edital para a volta das obras lançado no final do ano passado. Mas a licitação foi suspensa para adequações.
Continua depois da publicidade
Estudo de vizinhança prevê novo condomínio em Joinville; confira o local
Duplicação é “novidade” em sugestões de agenda da Fiesc para o Norte de SC
Qual o impacto de propostas de reajustes para servidores de Joinville
Após PL, PSD faz encontro regional em Joinville sobre eleições, com filiações
Desde início do contrato, radares mudaram em 30 pontos de Joinville; confira lista
“Boom” de condomínios mostra o potencial do turismo em cidade de SC