A pavimentação do contorno de São Francisco do Sul e o avanço nas desapropriações estão entre as ações pretendidas pelo Ministério da Infraestrutura para o lote 1 da BR-280 caso as obras de duplicação ganhem emendas. As duas iniciativas já estão previstas, mas poderão ganhar mais velocidade com recursos extras. A lista de objetivos foi apresentada em cartilha distribuída aos senadores e deputados como “oportunidades” de emendas. Outras obras, assim como os demais ministérios, também fazem parte dos materiais. O Orçamento da União para 2023 deve ser votado em dezembro.
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A proposta inicial do governo federal para os três lotes da duplicação é de R$ 42 milhões, quantia inferior aos R$ 76 milhões previstos inicialmente no ano passado – o montante foi ampliado com emendas e o lote 1 recebeu ainda R$ 50 milhões do governo do Estado. A emenda solicitada agora é de R$ 60 milhões.
O lote 1 da duplicação da BR-280 (entre o porto de São Francisco do Sul e a BR-101) iniciou em 2018, com execução de 24% do contrato. Se vier a emenda, o DNIT pretende concluir a pavimentação de 9 km no traçado novo da rodovia (contorno) em São Francisco do Sul e avançar nas desapropriações do lote 1, ainda na fase inicial.
A cartilha do ministério indica ainda a pavimentação de 15 km no lote 2.1 (entre Guaramirim e Jaraguá do Sul) e de 10 km no lote 2.2, em Jaraguá do Sul. O recurso também deve ser utilizado nas obras dos túneis. A conclusão da duplicação da BR-280 precisa de R$ 940 milhões, além das desapropriações.
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