A pandemia do coronavírus forçou uma ampliação inédita de leitos de UTI em Joinville, uma expansão que será parcialmente mantida mesmo quando a pandemia recuar de vez na cidade, uma situação ainda imprevisível. O Hospital São José tinha 30 vagas em março e agora está com 70. Os pacientes com Covid-19 chegaram a contar com 50 leitos exclusivos. Outros 20 foram mantidos para os demais atendimentos. Agora, com a queda nas internações motivadas pelo coronavírus, neste momento são 40 para Covid-19 e 30 gerais.
Continua depois da publicidade
> Joinville registra 277 mortes de moradores que contraíram Covid-19
O Hospital São José não vai manter todos as 70 UTIs, até porque o custeio para a pandemia é limitado, não será prorrogado indefinidamente: a estrutura terá 50 leitos vão permanecer, 20 a mais do que tinha antes da pandemia. O Hospital Regional estava ampliando as UTIs antes da pandemia e deverá ter 40 vagas permanentes nas próximas semanas – quando 2020 começou, eram 20, sendo dez para a cardiologia e dez para os demais atendimentos. Durante a pandemia, foram acrescidas 20 vagas para pacientes com coronavírus.
Outra futura expansão em UTI será no Hospital Bethesda, com credenciamento das vagas pela prefeitura de Joinville, o que vai possibilitar o atendimento pelo SUS. A instituição instalada em Pirabeiraba já oferece as vagas para Covid-19, em credenciamento feito pela Secretaria de Saúde de Joinville.
Continua depois da publicidade
OCUPAÇÃO
A ocupação das UTIs na rede pública em Joinville já é maior entre os leitos gerais do que nas vagas exclusivas para Covid-19. Na última atualização do governo do Estado, a taxa de utilização estava em 95,9% entre os gerais (47 das 49 vagas). Nos leitos Covid-19 oferecidos pelo SUS, o registro apontou 93,6% de ocupação (73 dos 78 disponíveis).