A maior parte do que sobrou da construção inacabada há décadas de hotel na Praia Grande, em São Francisco do Sul, deverá ser mantida. A proposta em estudo é de permanência das estruturas, como as fundações, com retirada apenas das lajes. As edificações estão praticamente encobertas pela vegetação e dunas e a eventual remoção implicaria em uso de maquinário pesado em área de preservação. A definição caberá ao IMA, responsável pelo parque.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As edificações abandonadas há mais de três décadas estão dentro do Parque Estadual Acaraí, uma unidade de conservação de 6,7 mil hectares criada em 2005. A área fica na região litorânea da Praia Grande, com abrangência no arquipélago de Tamboretes. O empreendimento seria um hotel de “categoria internacional”, “cinco estrelas”, como descrito em 1990, quando a obra estava no início.

Confira imagens do que restou das obras

A iniciativa de empresários europeus tinha apoio da prefeitura de São Francisco do Sul à época, inclusive com missão do município até a Europa. No entanto, as obras logo foram paralisadas, há mais de três décadas, sem retomada em nenhum momento. A construção tinha recebido as fundações e parte das lajes. Além dos impactos de retirada das estruturas nas dunas e vegetação, a condição de as ruínas fazerem parte da história recente do parque pode pesar na opção pela permanência no local.

Continua depois da publicidade

A proposta de remoção partiu da gestão do parque, após análise técnica. O IMA, também proprietário da área, além de responsável pela gestão, dará a palavra final sobre o futuro que restou das construções. O local onde estão as ruínas fazem parte da zona de recuperação do parque.

Prefeitos aprovam estudo “ampliado” sobre construção de ponte entre duas cidades de SC

Ciclofaixa e corredor de ônibus vão ficar junto ao canteiro central em avenida de Joinville

VÍDEOS: Como está a montagem de fogueira gigante em cidade de SC

Ponte de 12 km na Bahia será construída por PPP; modalidade pode ter estudo em Joinville

Ato público de Bolsonaro em Joinville deverá ser suspenso

Em parceria, cervejaria de SC vai lançar linha de carnes nobres

Joinville está mapeada para programa de cozinha solidária