Joinville voltou a enfrentar impactos no trânsito provocado pela necessidade de obras emergenciais por causa de erosão no asfalto provocada por vazamentos. Após os recentes casos na área central (ruas Princesa Isabel e Procópio Gomes), agora foi a vez da erosão na rua Otto Parucker, na continuação da Marquês de Olinda. O conserto iniciado na segunda-feira está em andamento na manhã desta terça-feira. O trânsito está liberado no local, mas com meia-pista.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Para reduzir os riscos de erosões, seria preciso um mapeamento (inventário) de todas as tubulações subterrâneas, além de trabalho preventivo, como desobstrução ou troca de redes, por exemplo. Há dois meses, foi iniciado trabalho de vídeo inspeção em parte da rede de drenagem. A substituição de redes de água também pode minimizar os riscos: em vez de novo remendo em tubulação antiga, o ramal está sendo reposto. Há redes com mais de 60 anos em operação.

As erosões são provocadas pelos vazamentos em redes de drenagem ou de água e esgoto: a água leva os sedimentos de sustentação e deixa “vazios”, levando o asfalto a ceder. Os vazamentos têm diferentes motivos. Como não há inventário das redes, a prefeitura não tem todas as informações sobre as redes subterrâneas, o que dificulta o monitoramento.

O serviço de vídeo inspeção, inclusive com uso de robôs, iniciou em abril e está percorrendo 60 km de redes de drenagem. A antiga galeria do rio Mathias já foi vistoriada. O diagnóstico do trabalho servirá para eventuais intervenções de manutenção na drenagem e de diretriz para futuras inspeções – neste momento, não há novas contratações previstas.

Continua depois da publicidade

Perto de completar dois anos, acordo da Vigorelli tem nova etapa

Segundo colocado em 2016 e 2020, PSD não deve ter candidato a prefeito em Joinville em 2024

Por que há urgência em Joinville em projeto sobre Minha Casa, Minha Vida

Análise de contratação pela prefeitura de Joinville é arquivada

Lei ambiental de Joinville tem apoio de grupo de entidades

Educação infantil em Joinville terá central de vagas e regras sobre lista de espera