Os projetos de lei sobre segurança armada nas escolas em Joinville poderão ser alterados, com flexibilização: as unidades de ensino poderão decidir se querem contar vigilância armada, caso a sugestão em estudo venha a ser aprovada. Outra modificação em análise a possibilidade de policiais aposentados atuarem na segurança das escolas públicas (hipótese prevista em um dos projetos). Os projetos devem ser votados em julho, após a conclusão dos trabalhos da comissão especial sobre segurança nas escolas, criada pela Câmara.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As propostas sobre vigilância armada, seja por meio da Guarda Municipal ou vigilantes contratados, foram apresentados no início de abril, logo após o ataque à creche em Blumenau. As propostas dos vereadores Claudio Aragão (MDB) e Wilian Tonezi (Patriota) tratam também de outras medidas de segurança nas escolas. Os projetos foram apensados e têm tramitação conjunta. Neste momento, a tramitação está na comissão de Legislação. A análise terá de passar ainda por outras três comissões.
As modificações poderão ser apresentadas por meio de emendas ou pela comissão de segurança das escolas. A flexibilização a ser sugerida é resultado das audiências públicas realizadas para discutir os projetos: não houve consenso, com manifestações a favor e contra. Conforme o vereador Tonezi, a intenção em análise é deixar as escolas com autonomia para decidir.
A outra mudança em estudo, de prever a segurança seja feita por profissionais das forças de segurança, como policiais aposentados, por exemplo, é uma forma de deixar os projetos mais semelhantes com o programa do governo do Estado – que prevê convocação de policiais aposentados para atuar nas escolas estaduais.
Continua depois da publicidade
Qual a proposta de parque para a Estação da Memória de Joinville
Antes mapeada para praia artificial, área no Espinheiros pode receber cais flutuante
Como ficaram os novos valores dos salários do prefeito, vice e vereadores de Joinville
Joinville chega a 10 mil casos confirmados de dengue em 2023
Em testes, radar meteorológico de Joinville entra em operação em junho
Sindicato de Joinville aponta déficit maior de servidores e cobra concurso “imediato”