Em vídeo gravado para as redes sociais, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, apontou a criação de grupo de discussão sobre ações para população em situação de rua como “união de esforços”. “Nós sabemos que é preciso fazer mais”, afirmou Adriano, após elencar as ações da prefeitura de Joinville no atendimento de moradores de rua. Uma das discussões será sobre o projeto de internação voluntária, em análise na Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A reunião de formação do Comitê Estratégico de Ordem Pública, na terça-feira em Joinville, teve participação de representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Judiciário, Ministério Público de Santa Catarina e polícias Civil e Militar. As reuniões serão mensais e mais entidades deverão ser convidadas para o comitê, que será ligado ao gabinete do prefeito.

O comitê foi criado em momento de “aumento de ocorrências” nos últimos meses, conforme a prefeitura. Houve movimentação sobre o tema na Câmara e mobilização de moradores.  Na gravação, o prefeito Adriano citou as ações do município nos setores de assistência social, saúde e segurança pública e citou a criação do comitê como “união de esforços”.

Houve pedidos do prefeito ao governo do Estado, de ampliação dos efetivos policiais; e aos senadores e deputados federais para a revisão, junto ao governo federal, do Sistema Único de Assistência Social, para que o custeio das políticas do setor não fique concentrada somente nos municípios. Adriano reforçou ainda a solicitação para que a população não dê esmolas – a recomendação é para acionar o serviço de abordagem de ruas.

Continua depois da publicidade

Na sessão do Legislativo de terça-feira, o presidente da Câmara, Diego Machado (PSD), citou a internação voluntária como um dos principais temas a serem discutidos no comitê – do qual o vereador faz parte. O procedimento está previsto em projeto enviado pela prefeitura à Câmara no final do mês passado, em proposta mais ampla sobre a política municipal para as pessoas em situação de rua. A aplicação da medida, em caso de aprovação pela Câmara, deverá ser debatida principalmente com o Judiciário e MP.

Como serão usados drones “falantes” no litoral do PR

Rodovia de SC com movimento de 5 mil caminhões por dia passa por reparos

Índices apontam “diferenças” entre mercados imobiliários das duas maiores cidades de SC

Licitações para asfaltamento de dois trechos de rodovias em SC são suspensas

Parque em antigo cais de Joinville tem empresa definida para obras

Índice mostra posição de Joinville em ranking de valorização de imóveis

Rota para praias em ilha de SC terá projeto para ampliação de capacidade