O projeto da Quadra Cultural de Joinville chegou nesta terça-feira à Câmara de Vereadores com o propósito de incentivar a revitalização de uma área central, com segmentos dos bairros América, Atiradores e Glória. A proposta é por meio de criação de operação urbana consorciada, dispositivo no qual a receita com outorgas (pagamento pelos empreendedores para construir mais do que o permitido, por exemplo) é utilizada dentro do perímetro da própria operação. A contrapartida também pode ser feita pelos empreendedores por meio de obras, estudos, prestação de serviços ou doação de imóveis, entre outras.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Com alterações, a proposta da prefeitura teve o aval do Conselho da Cidade. A Quadra Cultural abrange a área entre trecho da rua Lages e entorno da Otto Boehm, com perímetro até parte da Eusébio de Queiroz. O entorno da Aquidaban até a Henrique Meyer faz parte do mapa da operação urbana consorciada. Na proposta, as receitas com as contrapartidas poderão ser usadas em investimentos no Cemitério do Imigrante; Museu de Arte; mobilidade, como requalificação de vias públicas e novo paisagismo; infraestrutura urbana, como fiação subterrânea; e Cidadela Cultural, entre outras.

Se o equipamento público estiver concedido à iniciativa privada, não será receberá investimentos na operação consorciada. Um conselho gestor, com participação de representantes da prefeitura e de entidades empresariais e culturais, fará a administração da operação consorciada. Será que a primeira vez que será adotado o dispositivo na modalidade pública – a operação consorciada do empreendimento Cidade das Águas, também em análise na Câmara – é privada.

A Quadra Cultural tem 407 lotes, com possibilidade de uso da outorga em 362. O perímetro foi escolhido por já contar com infraestrutura capaz de permitir maior adensamento, além de se constituir em mais uma iniciativa para a proposta de “ressignificação” da área central. Outras regiões de Joinville também poderão receber operações consorciadas no futuro.

Continua depois da publicidade

Edital para propostas mostra interesse pelo estacionamento rotativo de Joinville

Proposta na Câmara de Joinville quer instituir Dia da Bíblia municipal

Festival de Dança terá palcos inéditos na praia de Joinville

Proposta em Joinville abre caminho para uso das sobras da Câmara em pavimentação

Licitação de projeto para duplicar rodovia estadual no Norte de SC é anulada

Rodovia em Joinville poderá ter barreira de proteção

Prefeitura de Joinville quer mudar lei para poder “fechar” imóveis abandonados