A retomada do transporte coletivo em Joinville deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não há data exata porque a prefeitura aguarda por instruções do governo do Estado sobre as medidas sanitárias. Em decreto assinado nesta segunda-feira – mas a entrar em vigor a partir de segunda-feira – o governador Carlos Moisés retirou a restrição aos ônibus urbanos em Santa Catarina. Assim, caberá a cada município decidir, a partir do dia 8, se o serviço será retomado ou não. A prefeitura de Joinville defende a retorno dos ônibus desde o final do abril, quando houve permissão para a volta de mais atividades econômicas.

Continua depois da publicidade

No entanto, o governo do Estado ainda não publicou a portaria com as regras de prevenção ao coronavírus a serem observadas no transporte coletivo. São as normas de higienização de veículos e terminais, lotação máxima, distanciamento, entre outras. A prefeitura e as empresas já montaram um plano com as medidas de prevenção. Mas o município aguarda a futura portaria do governo estadual para se adequar às exigências sanitárias. O regramento do Estado deve ser divulgado nos próximos dias.

Depois da visita do governador Moisés a Joinville na quarta-feira da semana passada, a prefeitura tinha a expectativa de liberação do transporte coletivo já nesta segunda-feira, incluído a apresentação das medidas de prevenção. O plano inclusive era de retomada nesta quarta. Agora, ficou para a próxima semana, sem dia definido ainda.