A reunião do governador Jorginho Mello com os vereadores de Joinville não chegou a registrar anúncios de novas obras ou repasses, mas houve a garantia de que o governo estadual está estudando uma forma de auxiliar no custeio do Hospital Municipal São José, a principal demanda da prefeitura junto ao Estado. Em relação as obras do Plano 1000, a posição é de continuidade do que está em andamento, pelo menos em um primeiro momento – portanto, novas obras devem ficar para mais adiante.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O governador Jorginho fez um panorama da situação das finanças do Estado, com risco de déficit, mas citou seus compromissos com Joinville, como a participação no custeio de São José e continuidade de obras viárias. Ainda em fevereiro, representantes da Secretaria de Saúde de Joinville serão chamados pelo governo do Estado para discutir como será o apoio ao hospital municipal. A prefeitura quer colaboração no pagamento da folha, hoje em R$ 18 milhões mensais.
A continuidade do Plano 1000 é mais complexa. As obras em andamento serão mantidas – como, por exemplo, a ponte da Aubé e o elevado no Distrito Industrial – mas autorização de novas obras são improváveis a curto prazo devido à situação econômica do Estado. As duplicações das ruas Ottokar Doerffel e Dona Francisca foram tratadas, mas sem confirmação de repasses.
O presidente da Câmara de Joinville, Diego Machado (PSDB), considerou o governador “receptivo” às demandas. Empossado no cargo nesta quinta-feira, o deputado estadual Maurício Peixer (PL) analisou o encontro como “produtivo”. Presente na reunião, o prefeito Adriano Silva entregou relatório sobre as obras pretendidas por Joinville. O governador também recebeu ofício dos vereadores.
Continua depois da publicidade
A reunião em Florianópolis foi agendada pela Câmara de Joinville e teve participação de 17 dos 19 vereadores. O prefeito Adriano levou um grupo de secretários, esteve presente. Os quatro deputados estaduais com base eleitoral em Joinville (Fernando Krelling, Matheus Cadorin, Maurício Peixer e Sargento Lima) também participaram da reunião. A vice-governadora Marilisa Boehm acompanhou o encontro.
Contorno ferroviário de São Francisco do Sul será retomado
Câmara de Joinville tem proposta de nome para nova ponte
Museu do Mar sem previsão de reabertura em São Francisco do Sul
Sai autorização para etapa do parque do Cachoeira, em Joinville
ANTT autoriza “novo” acesso a Joinville pela BR-101
Em encontro com Jorginho, vereadores de Joinville vão reforçar dois pedidos