Paradas há quase quatro anos, as obras do rio Mathias se mantêm sem perspectiva de retomada. Os trabalhos executados entre 2014 e 2020 estão passando por perícia, a ser concluída neste semestre. Somente depois desse trabalho, que terá de responder a uma série de questões, a prefeitura decidirá como será a retomada – se for essa a definição, terá de ser feita nova licitação. Dessa forma, a volta das obras antes de 2025 é improvável. Em torno de 70% da execução prevista foram concluídas.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
Pretendida desde o início do governo Adriano Silva, a perícia para apurar as condições das obras executadas e como deve ser feita a volta, teve a contratação homologada em março do ano passado. A apuração, inclusive com uso de robôs com câmeras para percorrer as galerias, foi iniciada na sequência e deve ser concluída até maio. A empresa contratada tem de responder sobre onze temas.
A macrodrenagem do rio Mathias foi a segunda obra do Plano Diretor de Drenagem Urbana de 2011 a iniciar – a outra, do rio Morro Alto, foi concluída em 2013. As demais 18 intervenções previstas no plano não foram realizadas. Há estudos em andamento sobre os rios Bucarein, Jaguarão, Itaum e Itaum-mirim, mas sem previsão de quando as obras serão contratadas.
Continua depois da publicidade
“Com dois metros de areia”, rio Cachoeira tem plano para drenagem, mas sem data para obras
Comitiva de Joinville terá encontro com Alckmin
UFSC quer a retomada das obras de campus em Joinville para buscar novo curso
Travessia da Vigorelli motiva reunião em Joinville
Por que nova ponte de Joinville será “mais alta”
Perto de completar 10 anos, duplicação da BR-280 vê custo chegar a R$ 1,6 bilhão
Como a maior cidade de SC registra perda na fatia do ICMS nos últimos 10 anos