Um dos principais temas da campanha eleitoral em Joinville, a preparação da inédita licitação do transporte coletivo terá etapa na próxima semana, em reunião no Tribunal de Contas do Estado. O encontro será para definir como será o rito de análise da minuta do edital e demais documentos da concorrência. A documentação está pronta para ser enviada ao TCE.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O aval do tribunal é obrigatório por se tratar de concessão de serviço público. Após a avaliação, com prazo de até 60 dias, o edital estará liberado para ser lançado. Dessa forma, a licitação deve ser iniciada no primeiro semestre, com conclusão no segundo. Como o futuro contrato prevê 180 dias para a transição, o novo sistema de transporte coletivo só deve entrar em operação em 2026, 12 anos depois do encerramento do prazo da permissão concedida em 1999 por 15 anos. A permissão foi prorrogada até que a licitação seja concluída.

Confira imagens do terminal

Em agosto do ano passado, a prefeitura de Joinville apresentou a modelagem do futuro sistema do transporte, inclusive com exibição das minutas do edital e do contrato. Naquele momento, a estimativa era de lançar a concorrência até fevereiro de 2024. No entanto, as análises administrativas se estenderam, com revisões, conforme informado ao Ministério Público. O trabalho foi concluído agora.

Continua depois da publicidade

Cidade histórica de SC tem proposta para instalação de mirante

Joinville tem compra inédita de óculos simuladores de embriaguez

Qual o futuro da duplicação de acesso de Joinville

O que Adriano Silva diz sobre a eleição de 2026

Quais as novas pontes previstas para Joinville

Após duas décadas, Joinville terá quatro deputados titulares

“Não senti o calor, cadê o calor?”, ironizou Adriano Silva, em recado na comemoração