A proposta inicial do Orçamento da União de 2025 para as duplicações das BRs 280 e 470 terá de ser reforçada para pelo menos se igualar à atual dotação orçamentária. Juntas, as duas obras têm previsão de receber R$ 222 milhões. O projeto enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional nesta sexta-feira, a ser votado até o final do ano, poderá passar por remanejamentos por meio do parecer do relator, além da adoção de emendas.

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A duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul tem proposta de R$ 120,3 milhões para o ano que vem. Em montante com reajustes e aditivos, o custo das obras é de R$ 1,6 bilhão, com R$ 875 milhões executados – ou seja, a duplicação passou da metade. Há ainda as despesas com desapropriações, supervisão, plano básico ambiental, entre outras.

Confira imagens da duplicação da BR-280 no contorno de Jaraguá

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A atual dotação orçamentária para a BR-280, atualizada em julho, reserva R$ 163 milhões para as obras. Portanto, será preciso ampliar a proposta para 2025 em quase R$ 40 milhões para igualar a atual dotação. A duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí, tem situação semelhante na questão financeira. Os quatro lotes da ampliação têm custo de R$ 1,6 bilhão, com execução de 80% do previsto – a rodovia tem mais trechos duplicados liberado ao tráfego do que 280.

O projeto do orçamento para o ano que vem prevê R$ 101,7 milhões para a duplicação da BR-470. Como a dotação para 2024 está em R$ 141 milhões, também serão necessários, portanto, mais R$ 40 milhões para igualar 2024. Ainda em rodovias, a proposta do orçamento da União para 2025 reserva recursos para as BRs 163, 282 e 285, além de contorno de Araranguá, na BR-101.

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