A pesquisa de opinião realizada pela prefeitura de Joinville sobre o novo binário da zona Sul mostrou apoio à intervenção no trânsito: conforme os dados apresentados em reunião de comissão na Câmara, 82% das manifestações consideram que o binário entre as ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis pode “melhorar o trânsito”. Houve 2,7 mil participações na pesquisa feita pela internet. Agora, a prefeitura vai aguardar o relatório da comissão especial do Legislativo sobre o tema. A decisão sobre o binário deve ser tomada neste ano, com eventual implantação a partir do início de 2024.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A maioria dos participantes do levantamento, 79%, utilizam carros no deslocamento, incluindo aplicativos e táxi. O transporte coletivo teve fatia de 12%, com as demais pessoas se dividindo entre outros modais. Nas manifestações, o trecho do binário e os impactos do trânsito estiveram entre os temas mais citados. Os acessos à UPA Sul e à rua Fátima, a passagem dos trens de carga e as rotas do transporte coletivo também apareceram entre os temas abordados.

Na reunião de segunda-feira da comissão especial, o vereador Brandel Junior (Podemos) defendeu a requalificação das ruas do binário antes da mudança no trânsito. A vereadora Tânia Larson (União) fez solicitação de ampliação da iluminação pública no entorno, como forma de prevenção na segurança.

O binário em estudo para zona Sul tem 4 km de extensão em uma das vias. Se a intervenção for realizada, a rua Monsenhor Gercino terá mão única no sentido Centro-bairro no segmento entre a rua Santa Catarina e o terminal de ônibus do Itaum. A Florianópolis fará o sentido inverso, entre a rua Agulhas Negras e o início da Procópio Gomes. Nessa via, a extensão do binário é de 3,2 km.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Paraná inicia construção de ponte que pode inspirar Norte de SC

MP pede informações em Joinville sobre dados de postagem de prefeito em rede social

Quantas pessoas têm a sua idade em Joinville

Rodovia federal em SC terá elevação em dois pontos

Lei da operação consorciada “Quadra Cultural” passa a valer em Joinville

Qual o futuro das obras da Costa do Encanto em SC

Como Joinville fica em ranking da idade da população, entre maiores municípios