Ainda em preparação, a primeira licitação do transporte coletivo de Joinville continua sem data para a realização, mesmo após a mudança nas leis municipais sobre o setor e a definição da impossibilidade de renegociação da dívida da prefeitura com as empresas (defasagem da tarifa no passado). Como a minuta do edital de concorrência não está pronta, ainda não foi marcada a consulta pública, mas a previsão é de início em agosto, com provável conclusão em setembro. Na consulta, deverá ser tornado público o modelo pretendido para o futuro do transporte coletivo.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A fase seguinte será a realização da audiência pública. Ainda será preciso submeter o edital ao Tribunal de Contas do Estado, que terá até 60 dias para a avaliação. Como dificilmente as etapas restantes serão realizadas em cinco meses, o edital da concorrência pode ficar para o primeiro semestre de 2024. Neste ano de 2023, se encerra o prazo de quatro anos determinado pelo Tribunal de Justiça em 2019. A decisão foi em junho daquele ano. Ainda que o prazo passe a contar meses depois, não há mais tempo para lançar o edital em prazo tão curto. O Ministério Público de Santa Catarina está sendo informado de todos os passos da preparação da concorrência.
A prefeitura chegou a divulgar o interesse em prorrogar o atual contrato por mais dois anos, mas depois avaliou que não há necessidade: a concessão, vencida em 2014, está prorrogada até que inicia o novo contrato a ser licitado. Há ainda a decisão do STF do final de 2021, com determinação de licitação em 30 dias, prazo, evidentemente, já vencido. A preparação do edital é apontada como início de atendimento da decisão judicial.
Nova rotatória em Joinville mais perto de ser implantada
Continua depois da publicidade
Proposta para incentivos para zona Sul traz sistema inédito de pontuação em Joinville
Projeto em Joinville quer proibir a palavra “grátis” em eventos da prefeitura e Câmara
Águas de Joinville e UFSC assinam parceria inédita para pesquisa
Comissão especial das escolas de Joinville sugere mudança em lei
Câmara de Joinville abre chance para novo “Refis” municipal
Com barco como modelo, parques de Joinville terão novos playgrounds