A análise de parecer jurídico interno é a etapa atual da preparação da licitação do transporte coletivo de Joinville, conforme resposta da prefeitura enviada ao Ministério Público de Santa Catarina nesta semana. No início do mês, a 13ª Promotoria de Justiça de Joinville fez pedido de informação sobre o andamento do processo de preparação da concorrência dos ônibus, em nova solicitação de procedimento aberto em 2021 para acompanhamento da licitação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na resposta ao MP, a prefeitura não estimou prazo de quando o edital será publicado. Em agosto do ano passado, quando foi apresentada a modelagem do futuro sistema de transporte coletivo, o governo Adriano Silva informou que a concorrência deveria ser lançada até fevereiro de 2024. No entanto, nem a etapa preliminar, de envio ao Tribunal de Contas do Estado, foi atendida até agora.

Conforme informado à promotoria, a Secretaria de Administração e Planejamento recebeu o processo de requisição de compras (etapa preliminar) da Secretaria de Infraestrutura no final de dezembro. Posteriormente, em 8 de abril, o processo licitatório foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Município, para análise e parecer jurídico da minuta do edital.

No dia 11 de maio, a PGM solicitou uma série de revisões e adequações à Secretaria de Administração. A tarefa foi realizada pela Administração, em conjunto com a Infraestrutura, e o processo foi devolvido à procuradoria em 24 de maio. A PGM fez nova análise e entregou o parecer jurídico à Administração em 4 de julho. O parecer e as ressalvas estão em análise neste momento pelas secretarias de Administração e de Infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Quais pontos da BR-101 em Joinville estão mapeados para construção de passarelas

Porto de SC fará parte de estudo sobre impactos do clima

Rodovia no Norte de SC terá mais viadutos e ponte em trecho de 10 km

Quais bairros de Joinville têm mais lotes baldios

Qual a fatia do Centro em estabelecimentos de comércio e serviços em Joinville

Como será construído túnel três vezes maior do que o previsto para SC

“Saída” para a reforma, concessão da Cidadela de Joinville ainda não tem prazo