A pesquisa sobre o transporte coletivo em Joinville, iniciada nesta semana pela consultoria contratada pela prefeitura, está solicitando a avaliação de 16 itens do sistema (veja lista abaixo), além de uma série de outras questões. O plano é consultar dois mil usuários dos ônibus, com entrevistas nos terminais. A consultoria está fazendo a modelagem da licitação do transporte coletivo, a ser lançada até janeiro de 2023.

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> Modelagem da licitação dos ônibus de Joinville avalia forma de integração

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A pesquisa vai buscar informações sobre a frequência de uso do transporte coletivo, com perguntas sobre os motivos de ter escolhido o ônibus e qual o motivo do deslocamento. A consultoria quer saber se outros meios de transporte são utilizados, se pandemia alterou o uso do transporte coletivo e, também, a forma de pagamento ou gratuidade utilizada.

O levantamento junto aos usuários também vai coletar avaliações os principais problemas e qualidades do transporte coletivo em Joinville, além de sugestões. A consultoria vai fazer outras pesquisas sobre o sistema, incluindo o diagnóstico de origem e destino para mapear como são feitos os deslocamentos na cidade.

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Pesquisa com usuários

Uma das questões envolve a avaliação sobre os seguintes temas

Qualidade geral

Lotação dos ônibus

Cumprimento dos horários

Tempo de espera no ponto

Tempo de espera no final de semana

Conservação dos ônibus

Limpeza dos ônibus

Forma de pagamento

Informações sobre os horários das viagens

Estado de conservação dos abrigos e pontos de parada

Atendimento dos motoristas

Segurança na viagem

Gasto com transporte coletivo

Exposição a ruído e poluição

Segurança pública

Acesso ao transporte: facilidade de chegar aos pontos de parada