Em dez anos, o número de médicos com atuação em Joinville cresceu em quase 65%. Pelos dados do Datasus, eram 962 profissionais cadastrados na cidade em novembro de 2008. No mês passado, os registram apontavam 1.586 inscrições de profissionais da área (pelo cadastro do Conselho Regional de Medicina, são 1.661 profissionais aptos a trabalhar em Joinville). São as informações mais recentes.
Continua depois da publicidade
Atendimento pelo sus
Em 2008, 79% dos médicos de Joinville também atendiam pelo SUS. Agora, como a coluna já registrou em outros momentos, o percentual caiu para 60%. Pelo Datasus, a cidade com maior número de médicos em Santa Catarina é Florianópolis, onde estão registrados 2.716 profissionais. Como em Joinville, 60% dos inscritos na Capital trabalham também pelo SUS.
Na educação
Na prestação de contas da prefeitura de Joinville de 2017 e julgadas recentes, com aprovação com ressalvas, houve questionamentos internos no Tribunal de Contas do Estado por conta do gasto com a compra de vagas para a educação infantil em instituições privadas. A relatoria considerou as despesas legais porque a primeira tentativa de compra foi junto às instituições filantrópicas e comunitárias, sem que as todas as vagas tenham sido preenchidas.
Cobranças
Há também déficit de vagas na educação infantil em Joinville e há ações judiciais do Ministério Público e da Defensoria Pública cobrando a oferta de mais matrículas. Além disso, a análise das contas da prefeitura citou a construção recente de mais centros de educação infantil (CEIs) pelo município.
56 por dia
O fascínio dos vereadores de Joinville pelas indicações continua forte, com mais de 20 mil pedidos em 2018. São solicitações à Prefeitura de obras, reparos, instalação de equipamentos, entre outras demandas. São 56 por dia, em média.
Continua depois da publicidade
Suplência
Em outros tempos, a primeira suplência do partido do governador na Assembleia Legislativa era quase garantia de exercício do mandato, afinal, um deputado eleito acabava sendo chamado para o colegiado. Mas parece que a situação, em princípio, não acontecerá no futuro governo de Santa Catarina, o que deixará Rudinei Floriano, o Sargento Floriano, na suplência. Ele é o primeiro suplente do PSL.
Reparos
Obras de manutenção em rede de água deixaram a rua Aubé em meia-pista na quinta-feira em Joinville. Intervenção semelhante foi feita nesta semana na avenida Getúlio Vargas. Nesta sexta, será desligada a estação de tratamento do Cubatão. Após serviço de manutenção, a produção será retomada às 16h de hoje. O impacto no abastecimento pode se estender até domingo.