Se a lei eleitoral não for modificada novamente, Joinville não deverá repetir em 2024 o número recorde de candidatos a vereador registrado na última eleição municipal, realizada em 2020. A queda no número de candidaturas também deve cair no País por causa da redução no número máximo de nomes por partido, determinada por lei federal ainda em 2021.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na disputa anterior, era possível lançar até um número de candidatos até 150% do número de vagas no Legislativo. No caso de Joinville, o teto foi de 28 candidatos por partido, afinal, eram 19 cadeiras em jogo. A proibição de coligações também contribuiu para o aumento na quantidade de postulantes. Joinville mais de 560 inscrições, com o deferimento de 526 candidaturas. O recorde anterior era de 393 nomes para vereador, em 2016.
Em 2021, a lei eleitoral foi alterada e a proporção das candidaturas passou a ser de 100% das vagas, mais uma. A regra foi alterada e valeu nas eleições do ano passado, na disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados pelo País. Houve queda número de candidaturas. A proibição de coligações foi mantida, mas com possibilidade de criação de federações.
Em Joinville, caso a lei eleitoral seja mantida, será possível lançar até 20 nomes por partido na eleição de 2024, uma redução para o teto de 28 candidaturas. A definição oficial dos candidatos nas eleições municipais será realizada entre 20 de julho e 5 de agosto do ano que vem.
Continua depois da publicidade
Proposta de parque do Cachoeira, em Joinville, prevê cais flutuantes
Lei de Joinville sobre APA Dona Francisca entra em debate sobre duplicação
Águas de Joinville vai usar câmeras para acompanhar manutenção de água e esgoto
O que será feito no rio Cachoeira se empréstimo milionário for autorizado
Novas medidas em Joinville vão tentar reduzir sobrecarga em UPAs e PA
Edital para OS na saúde em Joinville não tem prazo; “não é momento”, diz secretária