As mudanças de maior impacto pretendidas no transporte coletivo de Joinville dificilmente vão ser adotadas antes da licitação. Há medidas em estudo para o atual contrato, como modernização no sistema de bilhetagem eletrônica e oferta de serviço de ônibus executivos, mas que não serão implementadas em curto prazo. As duas medidas deverão ficar para o momento da concorrência, ainda a ser lançada.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville terá de apresentar laudo sobre Cidadela Cultural
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O prazo final para a conclusão da licitação é setembro de 2023, conforme determinação judicial de 2019 que deu prazo de quatro anos. Há possibilidade até antecipação desse período, caso se mantida decisão recente do STF em recurso do Ministério Público. A prefeitura tentará lançar o edital da primeira concorrência do transporte coletivo da cidade ainda neste ano.
A modernização da bilhetagem eletrônica – que contempla mais serviços, como câmeras de monitoramento nos ônibus – está estimada em R$ 7 milhões, ao menos. Houve tratativas da Secretaria de Infraestrutura com as atuais concessionárias, mas sem avanços: seria montante elevado demais para ser amortizado em um contrato de concessão já no final.
Continua depois da publicidade
O sistema analisado, inclusive com visita de técnicos da secretaria a outras cidades, permite o acompanhamento online da movimentação de passageiros e veículos, traz uma série de novas possibilidades de pagamentos (pelo celular, por exemplo), entre outras funções. Mas não será agora.
Já a oferta dos ônibus executivos, um serviço com uso de veículos mais sofisticados e linhas mais rápidas, com tarifa de R$ 7, depende de mudança em lei, não pode ser instituída por meio de decreto. O novo serviço também vai ficar para a futura concessão.
> Câmara de Joinville quer votar revisão ao Plano Diretor em março
> Decisão poderá ter impactos em futuras contratações de temporários pela prefeitura de Joinville
> Detrans de Joinville terá novo equipamento para fiscalização no trânsito
> Asfaltamento em via no Sul de Joinville inicia em março com prazo de dois anos para obras