Em preparação desde o ano passado, o novo serviço de abordagem social dos moradores de rua em Joinville deve começar nas próximas semanas. O prazo foi citado pela Secretaria de Assistência Social de Joinville na semana passada, em reunião da Comissão de Saúde. “O plano é começar em dezembro”, afirmou a secretária Fabiana Cardozo. Para a pasta, o novo serviço ampliará a capacidade de atendimento das pessoas em situação de rua. O atendimento de abordagem é feito com equipes próprias da secretaria: a mudança será na execução de tarefa, a ser feita por entidade.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
O contrato com o Instituto Amor Incondicional prevê abordagem de 40 pessoas por dia, incluindo nos finais de semana e feriados, 24 horas por dia. Caberá às equipes, caso o atendimento seja aceito, decidir para qual setor de rede de assistência social a pessoa será encaminhada. O repasse para o instituto contratado será de R$ 140 mil mensais. Assim que o novo serviço começar a ser oferecido, as atuais equipes de abordagem, formada por servidores municipais, vão atuar no Centro Pop.
Até o final do ano, deve ser concluído o levantamento sobre a população de rua de Joinville. A contratação do Diagnóstico Social e Comportamental da População em Situação de Rua do Município de Joinville pela prefeitura atenda a decisão judicial em ação apresentada pelo MP em 2019. Além do número de pessoas em situação de rua, o estudo vai apontar qual o perfil desse público.
MP quer mais espécies de animais domésticos atendidas no CBEA de Joinville
Continua depois da publicidade
Além de atualizar custo da obra, novo edital da Ponte Joinville teve revisão de regras
Proposta quer autorizar camionetas no táxi em Joinville
Engenharia aeroespacial é o curso mais procurado na UFSC Joinville
Como a contratação de temporários avançou na prefeitura de Joinville
Empréstimo para ponte em Joinville vai precisar de reforço de mais de R$ 100 milhões
Com mudança em valores, instituto volta a tentar a venda de dois imóveis em Joinville