Um dos principais temas a serem tratados pelo Conselho da Cidade de Joinville no novo mandato, iniciado nesta segunda-feira (10), é o novo plano viário. A contratação de consultoria pela Prefeitura, com recursos do BID, está em andamento, com seis empresas selecionadas nesta etapa da concorrência. O novo plano deve ser elaborado em 2020.
Continua depois da publicidade
Depois de pronto, será analisado pelos conselheiros antes da remessa para os vereadores.
Os estudos contemplam pesquisas de origem e destino (como os moradores da cidade se deslocam), mapeamento do fluxo e modelagem do uso dos espaços e meios de transporte. O atual plano viário é de 1973, cumprido parcialmente. Só que as ruas projetadas ainda estão em lei e há casos nos quais os donos de imóveis do entorno enfrentam entraves legais. Inclusive há pendenga judicial por causa disso.
Em análise
O empresário Adriano Silva está avaliando seu futuro, sobre a disputa da Prefeitura de Joinvile. Filiado ao Novo, Adriano sabe que seu nome é um dos cotados, há interesse em participar da política, mas ainda está analisando. O empresário fez análise dos estatutos do partido.
No planalto
A deputada Paulinha (PDT), ex-prefeita de Bombinhas, está instalando escritório em Mafra. Seria uma forma de atender ao Planalto Norte, segundo a parlamentar. Hoje, a região conta com um deputado estadual, Silvio Dreveck (PP), com base eleitoral em São Bento do Sul – ele é suplente no exercício do mandato.
Novo aluguel
A Prefeitura de Joinville alega que verificou as condições dos imóveis públicos municipais desocupados e nenhum teria condições de abrigar as secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente sem a necessidade de reformas mais demoradas. Por isso, foi locado o imóvel no bairro América, com aluguel mensal de R$ 135 mil.
Continua depois da publicidade