O novo estacionamento rotativo de Joinville tem previsão de contar com 905 vagas, com oferta inicial de 764 espaços para estacionar na área central da cidade. As demais só serão liberadas após a conclusão das obras de drenagem do rio Mathias, o que deve ocorrer até 2020. Nessa retomada, sem cobrança de tarifa e sob administração da Prefeitura, com previsão de multa em caso de permanência na vaga acima do período permitido, os agentes de trânsito vão fazer o monitoramento da ocupação dos espaços na área central. Em 2013, quando o rotativo foi cancelado, eram oferecidas em torno de 1,6 mil vagas.
Continua depois da publicidade
No edital cancelado no fim do ano passado, de concessão à iniciativa privada, havia previsão de oferta de 3.276 vagas. Ou seja, a volta será em versão menor em comparação com os modelos anteriores. A Prefeitura pretende colocar o sistema em operação até o final do abril, após sinalização das ruas e período de orientação durante duas semanas.
Na maioria das vagas do rotativo, para carros e caminhonetes com capacidade até uma tonelada, o tempo máximo de permanência será de duas horas. Parte das vagas será para estacionar com limite de tempo de 15 e 30 minutos (pisca ligado).
Tapa-buracos
Em reunião com a Comissão de Urbanismo da Câmara de Joinville, a empresa Conpla reafirmou que solicitou alteração no contrato de operação tapa-buracos por causa de sucessivos reajustes no cimento asfáltico de petróleo (CAP) . O valor oferecido nas licitações foi apontado como “compatível” com a execução, mas não havia como prever o reajuste no insumo. No relato da reunião transmitido pela assessoria da Câmara, foi citado a realização de novo encontro sobre o tema, em abril. A empresa chegou a ser notificada pela Prefeitura para iniciar os trabalhos, hoje já normalizados.
Desde 2014
Prevista desde a inauguração do binário do Vila Nova, em 2014 – a conta seria passada para o governo do Estado –, a recuperação da Quinze de Novembro será bancada pela Prefeitura de Joinville por meio do financiamento com o Banco do Brasil.
Continua depois da publicidade
Mais ruas
A via será recapeada em 2,3 km, dentro do bairro. As quatro ruas que ainda restam sem pavimentação entre o binário da Quinze, estão em estudos para o asfaltamento.
Contornos
Enquanto os novos projetos dos contornos ferroviários de Joinville e de São Francisco do Sul estão em fase final, com possibilidade de lançamento do edital para a retomada das obras ainda em 2019, o contorno de Jaraguá do Sul e Guaramirim (foto) está em análise, com estudos de viabilidade e de possíveis traçados.