Para ter eficácia, o convênio de trânsito entre a Prefeitura de Joinville e o governo do Estado precisa de assinaturas complementares, da PM e Polícia Civil. Esse complemento está sendo providenciado e, quando se efetivar, retorna o rateio da receita das infrações e será feito o repasse para o município de quase R$ 20 milhões retidos pelo Estado, acumulados com o pagamento de multas feito por meio do sistema estadual.

Continua depois da publicidade

Outros tempos

Em 2016, quando o convênio do trânsito de Joinville não foi renovado, a PM sabia que havia a possibilidade de perda dos recursos, até houve reclamações, mas logo o tema foi esquecido. Até porque as liberações dos repasses pela Prefeitura eram consideradas demoradas e truncadas. Com o passar do tempo, a receita da PM acabou subindo e não se ouviu mais pedidos de retorno do convênio. Na assinatura do convênio, na quarta, não tinha ninguém da PM. 

Seletiva

O recolhimento de material reciclável pela coleta seletiva oficial até caiu em Joinville, mas não de forma tão expressiva. Pelo menos nos últimos dois anos. Em 2017, a média mensal no primeiro semestre ficou em 789 toneladas. Agora em 2019, ficou em 781 toneladas. Mas como a produção de lixo cresceu, a participação dos recicláveis na coleta total caiu de 7% para 6,4% em 18 meses.

Presença

Para acompanhar o senador Jorginho Mello, também do PL, Maurício Peixer compareceu na inauguração do novo posto do Boehmerwald. Mas não foi no almoço realizado mais tarde para o ministro Mandetta, com a presença de Udo.

Continua depois da publicidade